Equipe LEVE

A equipe do LEVE é composta de gente estudiosa, dedicada e corajosa, que se coloca a disposição de imediato, mesmo quando é necessário manusear um agente perigoso, pouco conhecido, como foi o SARS-CoV-2 no começo da pandemia. Além disso, o LEVE possui muitos parceiros importantes e uma estrutura de ponta, e nosso coração é formado por alunos de pós graduação e graduação.
Foto da equipe Leve
José Luiz Proença-Modena
Investigador principal

Professor do IB da Unicamp, bolsista de produtividade do CNPq, autor de mais de 70 artigos científicos, coordenador do LEVE, membro das forças tarefas da UNICAMP de combate ao ZIKA e a COVID-19. Ribeirão pretano, biólogo, cria da FFCLRP-USP, palmeirense, papai da Alice e nerd assumido, é obcecado pelos vírus. Acredita que o melhor jeito de prevenir e enfrentar novas pandemias é buscar entender a diversidade deles e a relação com seus hospedeiros.

Fabiana Granja
Pesquisadora colaboradora

Professora associada da Universidade Federal de Roraima, bióloga com doutorado em Clínica Médica (UNICAMP), pesquisadora, inventora e coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Estudos da Biodiversidade – CBio/UFRR. Campineira, mas roraimense (macuxi) de coração, mãe de atleta e muito coruja, adora ler, cozinhar, ama biologia molecular e estar com as pessoas.

Luciana Souto Mofatto
Pós-Doutoranda

Cientista da computação, dentista e bioinformata. Trabalho com montagem de genomas, análises de transcriptoma, proteômica e exoma de humanos, plantas, leveduras, bactérias e vírus. Mãe da Ana Clara, geek, fã de Dragon Ball, Doctor Who, Marvel, Star Trek, Star Wars e outros. Amo ler obras de ficção incluindo J.R.R. Tolkien, Isaac Asimov, Neil Gaiman, Douglas Adams e J.K.

Daniel A. Toledo-Teixeira
Doutorando

Biólogo e mestre graduado pela UNICAMP, atualmente é doutorando no LEVE onde investiga a patogênese de arbovírus emergentes e sua relação com o desenvolvimento de doenças neurológicas. É bragantino de coração, doido por astronomia, música, comida, e pelo seu filhote Paulo. Como cientista, acredita que quanto mais conhecermos os donos do nosso planeta, os vírus, podemos guiar a vida de uma forma mais harmoniosa com a natureza.

Gabriela Fabiano de Souza
Doutoranda

Nascida no Rio Grande do Sul, bióloga, mestre e futura doutora pela UNICAMP. Aspirante a cientista que se apaixonou por esse mundo louco e complexo dos vírus, e sua relação com a imunologia, sendo assim, busca entender o papel do metabolismo das células dendríticas durante a infecção por CHIKV. Gremista, mãe de pet, dinda de 6. A Ciência é como uma partida de videogame, uma busca incansável por soluções e respostas, isso a torna tão fascinante!

Marine Ribeiro Amorim
Doutoranda

Biomédica pela Universidade Tiradentes, é atualmente doutoranda na UNICAMP, onde pesquisa sobre arboviroses, e o impacto da circulação das novas variantes do SARS-CoV-2. Baiana das marés, viciada em café, música, livros de criaturas mágicas e não mágicas. Encantou-se pelos vírus, e acredita que estudando-os pode ajudar as pessoas e animais no combate às doenças, e a entender um pouco sobre a complexidade da vida.

Pierina Lorencini Parise
Doutoranda

Doutoranda no programa de Genética e Biologia Molecular, é bióloga formada pela Unicamp e foi a primeira aluna do laboratório em 2015. Desde então, participou de diversos estudos sobre arbovírus, como Zika e Oropouche. Seu projeto de doutorado é estudar o papel do fator de transcrição IRF5 na neuropatogênese do vírus Oropouche. Jarinuense e apaixonada pelos cachorros, tem como motivação poder contribuir com a sociedade a partir do seu trabalho no laboratório.

Stefanie Primon Muraro
Doutoranda

Gaúcha, graduada em Biomedicina pela UFRGS e atualmente bolsista de doutorado na UNICAMP. Em busca de como o Oropouche pode afetar a resposta imunológica na placenta. Uma jovem padawan, aspirante a pianista e nerd, que viaja entre o mundo da magia e a terra média. Exploradora do fantástico mundo dos vírus e como afetam o nosso sistema imune!

Priscilla Paschoal Barbosa
Doutoranda

Doutoranda do LEVE desde outubro 2020. Bióloga pela UFPE, mestre em ciências pela FIOCRUZ-PE e especialista em análises clínicas. Gosta de estudar os vírus e a sua relação com vetores/ hospedeiros e também, novos métodos de diagnóstico. Nasceu e cresceu em Recife-PE, pertinho da praia. Ama viajar, conhecer novas culturas e é apaixonada por dança, música e artes em geral. Acredita que arte e ciência andam sempre juntas, pois são formas de interpretar e explicar o mundo.

Aline Vieira
Doutoranda

Bióloga pela PUC-Campinas e mestra em imunologia pela UNICAMP. Curiosa, ávida consumidora e amante de chá, mangás, filmes, artes e outras culturas. Percebeu nos vírus um novo mundo a ser descoberto. Atualmente, desenvolve projeto de doutorado visando caracterizar o papel da resposta imunológica inicial contra o vírus Oropouche.

Julia Forato
Mestranda

Mestranda do LEVE, bióloga filha da PUC-Campinas. A minha conexão com a ciência começou ainda criança, com a curiosidade por respostas. No mestrado, busco identificar e caracterizar arbovírus em pacientes com síndrome febril aguda do estado de Roraima, auxiliando na vigilância da entrada de novos vírus no Brasil. Trouxa da casa Corvinal, ama música em sua essência, história da arte, dias de chuva, e um bom livro.

Karina Bispo-dos-Santos
Mestranda

Mestranda, biomédica graduada pela Universidade Paulista, estuda antivirais contra vírus emergentes, como o Oropouche e SARS-CoV-2, além da atividade virucida de sanitizantes e lâmpadas UV-C. Campineira, se considera pau pra toda obra e gosta de tudo um pouco: rock, dança, videogame. Fascinada pela natureza e criatividade humana, se apaixonou pelos vírus, desde então os objetos de sua pesquisa.

Jennifer Stefani Ribeiro dos Santos
Iniciação Científica

Aluna no instituto de biologia da UNICAMP, ex-participante do projeto PIBIC-EM. Colaboradora no projeto "O que cabe dentro do ovo?" O ovo de galinha como material de aula prática para reflexões sobre a reprodução dos amniotos. Bolsista SAE no LEVE. Praticante de vôlei, player de jogos mobile, desenhista nas horas mais vagas possíveis e fissurada em filmes e livros de ficção científica.

Bruno Brito Pereira da Silva
Iniciação Científica

Estudante de Graduação em ciências biológicas pela UNICAMP e aluno de IC do LEVE. Biriguiense, pois em Juritis não tem hospital 😅. Apaixonado por exercícios físicos, corrida, musculação e ciclismo..🥵🥵 e num instante vim pedalando bem rápido.

Juliana Rodrigues de Jesus Silva
Iniciação Científica

Graduanda do curso de Ciências Biológicas da UNICAMP, onde pretendo finalizar a licenciatura e o bacharelado. Experiências na universidade me motivaram a seguir em microbiologia, por este motivo atualmente sou aluna de Iniciação Científica no LEVE, onde encontrei o apoio e o ambiente ideais para aprender e crescer como a cientista que almejo ser!

Alummini

Matheus Martini
Guilherme Milanez

Colaboradores LEVE

Fotografia Nuno Faria

Nuno Faria

Imperial College
Fotografia William Marciel de Souza

William Marciel de Souza

University Of Texas Medical Branch
Fotografia Fernando Spilki

Fernando Spilki

Universidade Feevale